Nunca foi só futebol: são-paulinos fazem a festa na corrida Tricolor Run Night

TRICOLOR RUN


“Parece um dia de jogo do São Paulo!”, diz em voz alta a corredora são-paulina ao notar a Avenida Giovanni Gronchi toda tomada antes da largada da Tricolor Run Night. Ao seu redor, mais de 8.000 pessoas, que desfrutaram no último sábado (20/7) da união entre duas grandes paixões: a corrida e o São Paulo.

A cada instante ficava claro que aquela não era uma corrida habitual. Boa parte dos inscritos na Tricolor Run tem o amor ao clube em primeiro plano. Para muitos, foi a primeira prova. No templo frequentado pelos craques do futebol, foi a vez da torcida entrar em campo. Um sentimento que tocou fundo no coração dos são-paulinos que cruzavam a linha de chegada na pista de atletismo do Morumbis

Leandro Oliveira viajou de Arcos, centro-oeste de Minas Gerais. Foram 500km até chegar em São Paulo. Trouxe a família para conhecer o estádio onde ele viu seu time do coração conquistar a Libertadores pela terceira vez. Eles chegaram cedo, pois o filho João Pedro ia estrear na prova Kids. No início da noite, foi a vez do pai correr. “Primeiro veio a paixão pelo Tricolor. Aos poucos vamos pegando gosto pela corrida. Já estamos animados para voltar na próxima edição. Quem sabe ela corre também”, diz Leandro, incentivando a esposa Paula.

Vinicius e Juliana vieram de Campinas. Ele tricolor apaixonado, presença frequente nos jogos. Ela nem tão torcedora assim. “Ele gosta do São Paulo, eu gosto da corrida de rua. E, assim, nós estamos hoje reunindo nossas paixões”, diz Juliana, uma das pessoas que vestiram a camisa tricolor em detrimento de qualquer rivalidade futebolística. 

E falando em vestir a camisa, a presença de um dos mais queridos ídolos são-paulinos contagiou o pessoal. Aloísio Chulapa será sempre lembrado pelo passe para o gol do Mineiro, no tricampeonato mundial. Na Tricolor Run, ele foi o anfitrião de um Pelotão especial, que correu e celebrou o pós-prova no Camarote do Chulapa. “São Paulo é São Paulo. Tem que respeitar. Esse clima aqui, ninguém mais tem”, garante o Chulapa, olhando para um estádio tomado de vermelho, preto e branco.

Na expressão de cada um dos corredores estava estampada a frase do ex-atacante. Todos querendo registar aquele momento como se fosse um título de campeonato. A foto com a medalha, o gramado ao fundo, a interação com as ativações na dispersão. “A impressão aqui de dento é que a arquibancada está cheia e nós estamos em uma partida, movidos pelo o grito da torcida”, resume Leandro Oliveira.

ELITE SOBERANA

Com um percurso duro pelas ruas do bairro ao redor do Morumbis, a Elite encarou a disputa com afinco. Pela altimetria, não era prova para grandes marcas. Entretanto, subir ao pódio tem enorme valor, mesmo para quem torce por outro time. É o caso palmeirense Jefferson Assis, o mais rápido nos 5k. Ele, que já foi atleta do São Paulo, foi o único que correu abaixo dos 16 minutos. No feminino, a vitória ficou com Fabiula Toricelli, com 19min31s. 

Na prova de 10km, foram duas voltas no percurso, incluindo uma passagem no anel superior do estádio. Os mais rápidos foram Moises da Silva Pereira e Analice Savanini, com 34min53s e 43min34s, respectivamente.

RESULTADOS Tricolor Run Etapa Noturna 2024 (runking.com.br)

Confira os pódios em cada categoria: 

5K MASCULINO
1 – Jefferson Assis, com 15min48s
2 – José Renato Silva dos Santos, com 16min03s
3 – Ailton Casimiro, com 16min09s
4 – Carlos Vitor da Cunha Barros, com 16min11s
5 – Claudinei Sousa Ciqueira, com 16min25s

5K FEMININO
1 – Fabiula Nascimento Toricelli, com 19min31s
2 – Rita Ribeiro, com 20min11s
3 – Daniela Oliveira Silva, com 22min04s
4 – Joice Lima Pereira, com 22min13s
5 – Priscila Andrade de Paula, com 22min20s

10K MASCULINO
1 – Moises Caique da Silva Pereira, com 34min53s
2 – Arnaldo Gonçalves da Silva Neto, com 34min59s
3 – Everton de Britto Policarpi, com 35min18s
4 – Gabriel Cardoso Costa, com 36min15s
5 – João Luiz Vieira Júnior, com 37min33s

10K FEMININO
1 – Analice Savanini, com 43min34s
2 – Maria Eduarda da Silva, com 43min45s
3 – Bruna Raphaeli Silva Mattos, com 43min54s
4 – Ana Maria Souza Cruz, com 46min13s
5 – Suely Mendes Santino, com 46min49s

5K PCD
1 – Edson Carlos Rosa, com 21min08s
2 – Aldvany Galvão Pessoa de Siqueira, com 25min38s
3 – Elias Alves Silva, com 26min21s
4 – Valeska Guimarães Laurindo, com 27min55s
5 – Geisa Vieira de Oliveira, com 28min02s

10K PCD
1 – Antonio Denervaldo, com 42min16s
2 – Itama de Menezes Macedo, com 45min12s
3 – Ricardo de Souza Tavares, com 45min29s
4 – Juvenal Ferreira de Andrade, com 45min50s
5 – Francinaldo Aguiar de Oliveira, com 46min55s

A Tricolor Run é uma prova organizada pela Vega Sports em parceria com o São Paulo Futebol Clube, com apoio Vitafor e DIEX Mídia.