Mais de 10 mil corredores pulsam a paixão pelo ídolo Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos
O feriado de 1 de maio ganhou um novo significado há 30 anos. Desde a precoce perda do campeão Ayrton Senna, o recesso no calendário tornou-se uma celebração ao legado do piloto, tricampeão mundial de F1, maior ídolo do esporte brasileiro. Nesta quarta-feira com clima de manhã de domingo, milhares de pessoas mostraram o quanto os valores transmitidos pelo herói nacional seguem presentes. A 19ª edição da ASRD foi uma emocionante festa no Autódromo de Interlagos.
“É indescritível como as pessoas ainda amam e lembram do Ayrton. Parece que ele realmente alcançou um lugar especial no coração delas e nós somos eternamente gratos por isso. Eu acho que ele e seu legado ficarão vivos para sempre. A energia de hoje reforça minha convicção”, diz Lalalli Senna, sobrinha do piloto, que apresentou a coleção Nosso Senna, uma das inúmeras lembranças que os corredores tiveram acesso na Arena da prova.
FÃS-CORREDORES e CORREDORES-FÃS
Com largadas para 10k e 21k e, na sequência, para a prova de 5k, a pista paulistana onde o campeão venceu duas vezes na Fórmula 1 ficou recheada de corredores e de fãs. Muitos usaram roupas, capacetes, bonés ou mesmo algum detalhe que remetia as cores que o piloto utilizava. As bandeiras do Brasil também estavam por todo o trajeto, da mesma forma que Senna consagrou em sua carreira.
No quesito produção, Juvenal Ferreira de Andrade teve lugar de destaque. Ele correu com o traje completo do Senna, incluindo uma réplica do capacete. “Se somar São Silvestre, Maratona do Rio e a própria Ayrton Senna Racing Day são mais de 30 provas correndo assim”, diz. E não se engane, mesmo com o peso (e o calor) extra, Juvenal brigou pelo pódio na categoria PCD 5k e fechou em terceiro. “Quando eu corro para melhor marca, eu não uso essa roupa nem o capacete. Mas hoje era dia de festa e eu joguei nas duas pontas”, brinca o atleta, que correu para 25min07s no duro percurso.
Confira os resultados completos da prova aqui.
Como era de se esperar, os fãs menos experientes do que Juvenal abraçaram o evento. E nessa dobradinha, muitos deles puderam se encantar com o mundo da corrida de rua pela primeira vez. André Ricardo Grego está nesse pelotão. E não veio sozinho. Trouxe a esposa Camila Gomes e os filhos dos dois, João Pedro e Bruna. Os quatro correram juntos os 5k e parece que pegaram gosto. “Já vi ali o anúncio da Tricolor Run e o plano é sair daqui com todos inscritos para correr no Morumbis”, conta satisfeito André.
Se as subidas complicavam a vida de quem buscava um recorde pessoal, certamente, o pós-prova tinha muita velocidade nas fotos e na memorabília de Ayrton Senna exposta na Arena. O público teve acesso ao acervo oficial da família com troféus, medalhas, capacetes e até a lancha que o piloto navegava, que pertence a um colecionador. O carro-madrinha também foi do homenageado: um Audi S2. Com a medalha no peito, o pódio retrô com a imagem do campeão e o painel com resultados individuais estiveram sempre muito requisitados.
Aliás, boas experiências, belas imagens e por que não, uma lembrancinha do Senna. Quem não gosta? Os colecionadores se mostraram ávidos com os artigos produzidos com a marca Senna, disponíveis tanto na Loja Oficial quanto na Loja Asics. A marca esportiva lançou um novo tênis em parceria com a Senna Brands. Depois do Cumulus e do Nimbus, foi a vez do Novablast 4, com as cores e a assinatura do campeão.
LEGADO CONTÍNUO
Felipe Imai Ricardo tinha a idade do filho, Bernardo, na data do fatídico acidente em Ímola, na Itália. Assim como grande parte dos corredores, sua imagem do campeão foi construída com o tempo. Nesta quarta-feira, ele, a esposa e o filho participaram da prova. O casal correu os 5k e o garoto participou da Senninha Racing Day, uma disputa que desafiou a criançada dos 2 aos 12 anos em uma corrida de obstáculos que esbanjou fofurice. “Correr em família foi uma grande oportunidade. E com esse mote, com esse astral, as lembranças, aquele áudio do Ayrton na largada… Foi inesquecível”, conclui Felipe.
CLASSIFICAÇÕES 19ª AYRTON SENNA RACING DAY 2024
5K MASCULINO
- Juliano Tavares dos Santos (ELFA Aciplas Novacon WillCosta), com 17min05s
- Evanino Jose Santana Oliveira (TK Runnign), com 17min20s
- Wagner Bernardo Cardoso (W11Treinamentos), com 17min33s
5K FEMININO
- Ana Laura Domingues Trevisan (Contra Tempo Running), com 21min10s
- Thaina Grandinetti Gouvea Conde Iervolino (Corre Meu), com 21min42s
- Thainá Fernandes (TL Run), com 22min04s
10K MASCULINO
- Eduardo Rodriguero Maia (Endurance On), com 35min02s
- Douglas Carvalho Pereira (Team Weida Cordeiro), com 37min52s
- Luiz Gangi (Gangi Sports), com 38min18s
10K FEMININO
- Adriana Aparecida da Silva (Asics), com 41min50s
- Janaina Molina Nishikubo (Nelson Evencio), com 42min39s
- Willi Velloso (The Run), com 43min43s
21K MASCULINO
- Antonio Ferraz Bravo Neto (Asics), com 1h20min22s.
- Bruno Roberto Leite (Equipe Unicell Running), com 1h22min30s.
- Jurandir Honorio da Silva (LA Assessoria Esportiva), com 1h24min24s
21K FEMININO
- Carolina Candea da Silva (CZN-Avelar), com 1h39min11s
- Danielle de Castro e Sá (Comece), com 1h45min13s
- Francileide Ana do Nascimento (Atletas de Verão), com 1h46min29s
A Ayrton Senna Racing Day é uma corrida da Senna Brands, organizada pela Vega Sports, com patrocínio ASICS, Guaraná Antártica, Heineken 0 e Parceiros Oficiais Jaguaré Bananas, Schio Agropecuária, Água Mineral Fresca, Prefeitura de SP e Autódromo interlagos.
Siga a Ayrton Senna Racing Day no Instagram.