Dia de Corrida, dia de Ayrton Senna

Mais de 10 mil corredores pulsam a paixão pelo ídolo Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos

Divulgação/Senna Brands

O feriado de 1 de maio ganhou um novo significado há 30 anos. Desde a precoce perda do campeão Ayrton Senna, o recesso no calendário tornou-se uma celebração ao legado do piloto, tricampeão mundial de F1, maior ídolo do esporte brasileiro. Nesta quarta-feira com clima de manhã de domingo, milhares de pessoas mostraram o quanto os valores transmitidos pelo herói nacional seguem presentes. A 19ª edição da ASRD foi uma emocionante festa no Autódromo de Interlagos.

“É indescritível como as pessoas ainda amam e lembram do Ayrton. Parece que ele realmente alcançou um lugar especial no coração delas e nós somos eternamente gratos por isso. Eu acho que ele e seu legado ficarão vivos para sempre. A energia de hoje reforça minha convicção”, diz Lalalli Senna, sobrinha do piloto, que apresentou a coleção Nosso Senna, uma das inúmeras lembranças que os corredores tiveram acesso na Arena da prova.

FÃS-CORREDORES e CORREDORES-FÃS

Com largadas para 10k e 21k e, na sequência, para a prova de 5k, a pista paulistana onde o campeão venceu duas vezes na Fórmula 1 ficou recheada de corredores e de fãs. Muitos usaram roupas, capacetes, bonés ou mesmo algum detalhe que remetia as cores que o piloto utilizava. As bandeiras do Brasil também estavam por todo o trajeto, da mesma forma que Senna consagrou em sua carreira.

No quesito produção, Juvenal Ferreira de Andrade teve lugar de destaque. Ele correu com o traje completo do Senna, incluindo uma réplica do capacete. “Se somar São Silvestre, Maratona do Rio e a própria Ayrton Senna Racing Day são mais de 30 provas correndo assim”, diz. E não se engane, mesmo com o peso (e o calor) extra, Juvenal brigou pelo pódio na categoria PCD 5k e fechou em terceiro. “Quando eu corro para melhor marca, eu não uso essa roupa nem o capacete. Mas hoje era dia de festa e eu joguei nas duas pontas”, brinca o atleta, que correu para 25min07s no duro percurso.

Confira os resultados completos da prova aqui.

Como era de se esperar, os fãs menos experientes do que Juvenal abraçaram o evento. E nessa dobradinha, muitos deles puderam se encantar com o mundo da corrida de rua pela primeira vez. André Ricardo Grego está nesse pelotão. E não veio sozinho. Trouxe a esposa Camila Gomes e os filhos dos dois, João Pedro e Bruna. Os quatro correram juntos os 5k e parece que pegaram gosto. “Já vi ali o anúncio da Tricolor Run e o plano é sair daqui com todos inscritos para correr no Morumbis”, conta satisfeito André.

Se as subidas complicavam a vida de quem buscava um recorde pessoal, certamente, o pós-prova tinha muita velocidade nas fotos e na memorabília de Ayrton Senna exposta na Arena. O público teve acesso ao acervo oficial da família com troféus, medalhas, capacetes e até a lancha que o piloto navegava, que pertence a um colecionador. O carro-madrinha também foi do homenageado: um Audi S2. Com a medalha no peito, o pódio retrô com a imagem do campeão e o painel com resultados individuais estiveram sempre muito requisitados.

Aliás, boas experiências, belas imagens e por que não, uma lembrancinha do Senna. Quem não gosta? Os colecionadores se mostraram ávidos com os artigos produzidos com a marca Senna, disponíveis tanto na Loja Oficial quanto na Loja Asics. A marca esportiva lançou um novo tênis em parceria com a Senna Brands. Depois do Cumulus e do Nimbus, foi a vez do Novablast 4, com as cores e a assinatura do campeão.  

LEGADO CONTÍNUO

Felipe Imai Ricardo tinha a idade do filho, Bernardo, na data do fatídico acidente em Ímola, na Itália. Assim como grande parte dos corredores, sua imagem do campeão foi construída com o tempo. Nesta quarta-feira, ele, a esposa e o filho participaram da prova. O casal correu os 5k e o garoto participou da Senninha Racing Day, uma disputa que desafiou a criançada dos 2 aos 12 anos em uma corrida de obstáculos que esbanjou fofurice. “Correr em família foi uma grande oportunidade. E com esse mote, com esse astral, as lembranças, aquele áudio do Ayrton na largada… Foi inesquecível”, conclui Felipe.  

CLASSIFICAÇÕES 19ª AYRTON SENNA RACING DAY 2024

5K MASCULINO

  1. Juliano Tavares dos Santos (ELFA Aciplas Novacon WillCosta), com 17min05s
  2. Evanino Jose Santana Oliveira (TK Runnign), com 17min20s
  3. Wagner Bernardo Cardoso (W11Treinamentos), com 17min33s

5K FEMININO

  1. Ana Laura Domingues Trevisan (Contra Tempo Running), com 21min10s
  2. Thaina Grandinetti Gouvea Conde Iervolino (Corre Meu), com 21min42s
  3. Thainá Fernandes (TL Run), com 22min04s

10K MASCULINO

  1. Eduardo Rodriguero Maia (Endurance On), com 35min02s
  2. Douglas Carvalho Pereira (Team Weida Cordeiro), com 37min52s
  3. Luiz Gangi (Gangi Sports), com 38min18s

10K FEMININO

  1. Adriana Aparecida da Silva (Asics), com 41min50s
  2. Janaina Molina Nishikubo (Nelson Evencio), com 42min39s
  3. Willi Velloso (The Run), com 43min43s

21K MASCULINO

  1. Antonio Ferraz Bravo Neto (Asics), com 1h20min22s.
  2. Bruno Roberto Leite (Equipe Unicell Running), com 1h22min30s.
  3. Jurandir Honorio da Silva (LA Assessoria Esportiva), com 1h24min24s

21K FEMININO

  1. Carolina Candea da Silva (CZN-Avelar), com 1h39min11s
  2. Danielle de Castro e Sá (Comece), com 1h45min13s
  3. Francileide Ana do Nascimento (Atletas de Verão), com 1h46min29s

A Ayrton Senna Racing Day é uma corrida da Senna Brands, organizada pela Vega Sports, com patrocínio ASICS, Guaraná Antártica, Heineken 0 e Parceiros Oficiais Jaguaré Bananas, Schio Agropecuária, Água Mineral Fresca, Prefeitura de SP e Autódromo interlagos.

Siga a Ayrton Senna Racing Day no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *