Os bastidores da 9 de Julho

Os desafios na nossa primeira prova de ciclismo.

A Vega Sports está em contagem regressiva. Na próxima segunda-feira, dia 8/7, daremos a largada para nosso primeiro evento de ciclismo profissional. E não é qualquer prova. É um patrimônio do esporte brasileiro. Vamos organizar a Prova Ciclística 9 de Julho. Nossa primeira entrega da parceria com a Fundação Cásper Líbero.

Disputada pela primeira vez em 1933, essa competição tem 90 anos de uma história que se confunde com a própria trajetória do ciclismo brasileiro. Inclusive, nas dificuldades que a modalidade encontrou nos últimos anos. Fazer uma corrida de bicicletas é algo muito complexo. Em qualquer lugar do mundo, bloquear ruas e estradas tem sido cada vez mais difícil. Neste sentido, nada é maior que o Tour de France. Um sucesso ‘quase’ solitário. O Tour de France, em 21 dias de julho, concentra uma audiência de 1 bilhão de pessoas em mais de 190 países.

Admirar o sucesso francês é um estímulo, nas devidas proporções, na nossa busca pela profissionalização dos negócios esportivos. E, convenhamos, considerando o prazo recorde entre a assinatura da parceria FCL e a data da prova, temos motivos para nos orgulhar: nossas equipes de produção e de produto conseguiram mobilizar todas as partes deste complicado quebra-cabeças para entregarmos uma competição com percurso inédito e com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Com a união de esforços e a confiança das instituições, sentimos que estamos no caminho certo para colocar o Brasil no mapa mundial do ciclismo. Quando poderíamos imaginar a Ecovias bloqueando na manhã de segunda-feira, dia 8/7, 104km das Rodovias Anchieta e Imigrantes?

Fazer algo pela primeira vez também significa aprendizado. Desenvolvida para receber 300 dos melhores ciclistas do país – homens e mulheres –, a 9 de Julho é válida pelos rankings da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Ciclismo. Na estrutura, serão mobilizadas mais de 150 pessoas, ou seja, quase um estafe para cada dois esportistas.

A Prova Ciclística 9 de Julho, além de celebrar nossa história, pode ser uma plataforma para inspirar novas gerações de ciclistas brasileiros. E assim, voltamos a falar do Tour de France.

Ao investir em eventos de qualidade e promover a participação de atletas de alto nível, damos um passo importante para nos aproximar dos padrões internacionais e quem sabe voltar a torcer por um brasileiro no Tour de France.

Em 121 anos de história, apenas cinco brasileiros chegaram lá.Temos potencial para mais. E não é coincidência, todos eles correram a Prova 9 de Julho. E três venceram a clássica antes de embarcar para a Europa.

Acompanhe a transmissão ao vivo no Youtube da Gazeta Esportiva, a partir das 7h da manhã. O ciclismo merece sua companhia. 🚴🇧🇷